quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Novas Tecnologias “O Encantamento do Mundo”

Assistimos, lemos, ouvimos que as tecnologias estão provocando profundas mudanças em nossas vidas. Sem dúvida elas vêm colaborando para modificar o mundo. A energia elétrica, o telefone, o carro, o avião, a televisão, o computador as redes eletrônicas contribuíram para o grande crescimento do capitalismo.
É possível criar inúmeros usos para as tecnologias, nisso esta seu encantamento. Os fabricantes pesquisam o que nos interessa e o criam, adaptam e distribuem para nos aproximar cada vez mais. As pessoas aos poucos partem do uso inicial previsto, para outras formas de utilização inovadoras e inesperadas. Com a Internet podemos pesquisar informações dos mais diferentes gêneros, nos comunicar, enviar e receber mensagens, ganhar dinheiro, fazer compras, nos divertir ou apenas navegar curiosos pelo mundo virtual.
Há um grande encantamento pelas tecnologias, pois participamos de uma interação muito mais intensa entre o real e o virtual, estou conectada com milhares de pessoas ao mesmo tempo, navego sem move-me, converso com pessoas que não conheço e talvez nunca verei ou encontrarei de novo.
As tecnologias trazem um novo encantamento também para as escolas, ao sair de seu mundo e possibilitar que seus alunos pesquisem e se comuniquem com outros alunos no seu próprio ritmo. Assim também acontece com os professores. As pesquisas podem ser compartilhadas por outros alunos e divulgadas instantaneamente na rede para quem quiser ler. Professores e alunos encontram inúmeras bibliotecas eletrônicas, sons e imagens, que facilitam a tarefa de planejar as aulas, fazer trabalhos e ter materiais atraentes para apresentar.
O processo de ensino-aprendizagem pode ganhar assim um dinamismo, inovação e poder de comunicação imensa.
O encantamento, em fim, não esta somente nas tecnologias, cada vez mais sedutoras, mas em nós, na capacidade de nos tornar pessoas plenas, em um mundo de grandes mudanças. É extraordinário crescer, evoluir, se comunicar plenamente com tantas tecnologias de apoio.
Grande parte do encantamento vai depender de nós.

Jane Zdepski

Nenhum comentário: